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Educação & Sociedade

Print version ISSN 0101-7330On-line version ISSN 1678-4626

Abstract

ANDRADE, Letícia Raboud Mascarenhas de  and  FALCAO, Jorge Tarcísio da Rocha. TRABALHO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE NATAL: PERFIL E RISCO PSICOSSOCIAL. Educ. Soc. [online]. 2018, vol.39, n.144, pp.704-720.  Epub Feb 05, 2018. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302018180935.

A precarização do trabalho docente no cenário contraditório da educação brasileira pode levar ao adoecimento. Diante disso, a presente pesquisa buscou identificar condições e percepções da atividade docente, dimensões psicossociais e risco psicossocial do trabalho de professores do primeiro ao quinto ano de Natal, Rio Grande do Norte, estabelecendo perfis e relações. Utilizou-se questionário sócio-profissional e instrumento de avaliação do ambiente psicossocial laboral. Constatou-se risco psicossocial para a atividade docente avaliada associado à variável solidão no trabalho. Tais dados sugerem a necessidade de dispor/criar recursos que valorizem o coletivo no enfrentamento dos desafios, além da luta por melhores condições de trabalho.

Keywords : Professores; Condições de trabalho; Risco psicossocial.

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