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REFORMAS CONSERVADORAS E A “NOVA EDUCAÇÃO”: ORIENTAÇÕES HEGEMÔNICAS NO MEC E NO CNE* * Este artigo resulta de pesquisas desenvolvidas no Observatório de Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)/Centro de Educação/Universidade Federal de Pernambuco.

Conservative reforms and “new education”: hegemonic guidelines in MEC and in CNE

Reformas conservadoras y la “nueva educación”: orientaciones hegemónicas en el MEC y en el CNE

RESUMO:

À luz da literatura da área que trata das reformas conservadoras e a nova educação implementadas no Brasil, o artigo problematiza as orientações hegemônicas em debate, focalizando especialmente a atuação do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE) na formulação das políticas educacionais no período do Governo Michel Temer (2016-2018). O texto analisa as medidas governamentais direcionadas ao campo do currículo, da gestão, da avaliação e da formação de professores, tendo como centralidade a Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, e que implicam novas orientações para os sistemas de ensino e instituições educativas dos diferentes entes federados.

Palavras-chave:
Reformas educacionais; Políticas educacionais do governo Michel Temer; Políticas curriculares; Base Nacional Comum Curricular; Formação de professores

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