Acessibilidade / Reportar erro

RASCUNHOS DA HISTÓRIA DA LEITURA ESCOLAR: ENTRE PORTUGAL E BRASIL* * O presente artigo é fruto de uma pesquisa pontual, desenvolvida junto à Faculdade de Educação da USP, sobre a história dos livros didáticos de alfabetização e primeira leitura em Portugal e no Brasil (séculos XIX e XX)

Drafts of school reading history: between Portugal and Brazil

Borradores de la historia de la lectura escolar: entre portugal y brasil

RESUMO:

Este artigo teve por objetivo a reconstituição de práticas escolares com base em um inventário de livros de primeira leitura e cartilhas elaboradas em Portugal e no Brasil, entre o fim do século XIX e o princípio do século XX. A hipótese que organizou esta pesquisa foi a de que os livros que ensinavam a ler e a escrever - além de ensinar saberes, talvez antes mesmo de ensinar saberes - pretendiam ensinar códigos de bom comportamento. O trabalho em tela propõe-se a verificar, por meio do estudo de manuais de ensino da leitura em Portugal e no Brasil, como aparecia, nos registros textuais, essa dimensão civilizatória intrínseca à escolarização. Para tanto, o diálogo teórico deu-se com a literatura educacional acerca de livros didáticos; e a metodologia adotada foi a investigação documental, especificamente centrada no estudo dos livros escolares.

Palavras-chave:
Escola primária; História da educação; Rito; Livro didático; Compêndios escolares

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br