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Educação & Sociedade

versão impressa ISSN 0101-7330versão On-line ISSN 1678-4626

Resumo

CUENCA, Ricardo; LEON, Luciana Reátegui Amat y  e  ORE, Sarita. Itinerários da educação privada no Peru. Educ. Soc. [online]. 2019, vol.40, e0192469.  Epub 04-Jul-2019. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302019192469.

A educação privada no Peru começou seu período de maior crescimento na segunda metade da década de 1990, especificamente em 1996, quando o segundo governo de Alberto Fujimori (1995-2000) promoveu a liberalização do mercado educacional. A partir dessa data, tanto a oferta de serviços educacionais quanto a inscrição privada aumentaram de forma constante e, após 20 anos, parecem irreversíveis, particularmente em áreas urbanas. O objetivo deste artigo é mostrar o itinerário seguido pelo ensino privado no Peru, com base na explicação do crescimento das matrículas nas cidades. Para isso, estudou-se o comportamento de três variáveis: aumento da oferta educacional, crescimento econômico das famílias e diminuição do tamanho das famílias. Em geral, os resultados evidenciaram que a matrícula escolar cresceu em razão do crescimento econômico das famílias, do incremento da oferta privada e da diminuição do tamanho da família.

Palavras-chave : Educação privada; Matrícula escolar; Educação urbana; Peru.

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