Acessibilidade / Reportar erro

SLAM POETRY COMO CONFRONTO NAS RUAS E NAS ESCOLAS

SLAM POETRY AS CONFRONTATION ON THE STREETS AND IN SCHOOLS

SLAM POETRY COMO CONTESTACIÓN EN LAS CALLES Y EN LAS ESCUELAS

RESUMO

O artigo apresenta a dimensão política do slam poetry como prática artística, que pode ser compreendida como manifestação social contestadora e que produz crítica institucional. Observa-se que essa prática tem sido progressivamente transposta para o espaço institucional escolar. O presente artigo foca na reflexão acerca desse processo em escolas do estado do Espírito Santo. Baseando-se no método de etnografia política, buscou-se, principalmente, compreender tanto o processo de transposição do slam para as escolas quanto o que ocorre com o seu potencial político nesse novo ambiente. Os resultados apontam que, mesmo com algumas descaracterizações, o slam mantém seu potencial político no ambiente escolar, na medida em que busca democratizá-lo.

Palavras-chave
Slam poetry ; Práticas artísticas; Práticas educacionais

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br