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EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR S.A.: MUDANÇAS E SUBJETIVIDADES NA NORMA CORPORATIVA

SCHOOL PHYSICAL EDUCATION PLC: CHANGES AND SUBJECTIVITIES IN THE CORPORATE RULE

EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR S.A.: CAMBIOS Y SUBJETIVIDADES EN EL ESTÁNDAR CORPORATIVO

RESUMO

Neste texto, apresentamos um processo de mudança na Educação Física escolar, no qual forças externas, caracterizadas por grupos políticos e de interesse comercial, sobrepõem-se às internas, compostas por tradições acadêmicas. Demonstramos que, enquanto as tradições acadêmicas desempenharam um protagonismo nas políticas públicas de currículo a partir do final da década de 1990, com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) emergiram novos atores sociais e insumos curriculares que oferecem um novo sentido para essa disciplina, marcado, principalmente, por uma racionalidade neoliberal. Ao final, apontamos para o perigo de tal mudança, uma vez que o discurso neoliberal atravessa o espaço-tempo escolar.

Palavras-chave
Educação Física; Currículo; Neoliberalismo; BNCC

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