SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Um modelo de minimização de custos em diagnósticos com um caso de aplicação em um banco de sangueSuinocultura no Estado de Goiás: aplicação de um modelo de localização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Operacional

versão impressa ISSN 0101-7438versão On-line ISSN 1678-5142

Resumo

FARAGO, Randal  e  MORABITO, Reinaldo. Um método heurístico baseado em relaxação Lagrangiana para o problema de carregamento de paletes do produtor. Pesqui. Oper. [online]. 2000, vol.20, n.2, pp.197-212. ISSN 0101-7438.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-74382000000200005.

Neste trabalho desenvolvemos um método heurístico, baseado em relaxação Lagrangiana e surrogate, para resolver o problema de carregamento de paletes do produtor. Tal problema consiste em arranjar o máximo número de caixas por camada sobre o palete, otimizando, assim, o aproveitamento da superfície do palete. Aplicamos um método de redução do problema e uma heurística Lagrangiana no procedimento de otimização do subgradiente. Comparamos as soluções encontradas com soluções produzidas por outros métodos da literatura e com soluções utilizadas em situações práticas. Para isso, utilizamos dados obtidos na literatura e dados reais fornecidos por uma transportadora.

Palavras-chave : problema do carregamento de paletes do produtor; otimização do subgradiente; heurística Lagrangiana; relaxação Lagrangiana e surrogate.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons