SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Cylinder packing by simulated annealing índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Operacional

versão impressa ISSN 0101-7438versão On-line ISSN 1678-5142

Resumo

ARAUJO, Silvio Alexandre de  e  ARENALES, Marcos Nereu. Problema de dimensionamento de lotes monoestágio com restrição de capacidade: modelagem, método de resolução e resultados computacionais. Pesqui. Oper. [online]. 2000, vol.20, n.2, pp.287-306. ISSN 0101-7438.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-74382000000200010.

Este trabalho apresenta um estudo sobre o método de resolução de um problema de dimensionamento de lotes monoestágio proposto por Trigeiro et al. (1989). Este problema consiste em determinar as quantidades de itens a serem produzidas em diferentes períodos de tempo, de modo a minimizar a soma dos custos de produção, preparação e estoque. A quantidade produzida em cada período deve ser capaz de atender as demandas dos itens, sem exceder a capacidade de máquina. Para retratar o consumo de recursos, são incluídos tempos de preparação e produção. O método de resolução desenvolvido por Trigeiro et al. (1989) consiste num método heurístico baseado em relaxação Lagrangiana, no método de otimização do subgradiente e em uma heurística de factibilização. Neste trabalho, esse método foi implementado considerando custos variáveis no tempo. Além disso, foi proposta uma mudança, baseada nas condições de otimalidade do problema, na fase de melhoria da solução factível. São apresentados alguns experimentos computacionais comparando as duas versões.

Palavras-chave : programação inteira; dimensionamento de lotes; planejamento da produção.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons