SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Cooperação entre redes neurais artificiais e técnicas 'clássicas' para previsão de demanda de uma série de vendas de cerveja na AustráliaO uso das relaxações lagrangeana e surrogate em problemas de programação inteira author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Operacional

Print version ISSN 0101-7438

Abstract

GOLDBARG, Marco César  and  GOLDBARG, Elizabeth Ferreira Gouvêa. Transgenética computacional: uma aplicação ao problema quadrático de alocação. Pesqui. Oper. [online]. 2002, vol.22, n.3, pp. 359-386. ISSN 0101-7438.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-74382002000300005.

O presente trabalho apresenta uma nova abordagem, denominada Transgenética Computacional. A metáfora baseia-se na utilização de informações meméticas e no emprego dos fluxos extra e intracelulares para planejar e executar manipulações genéticas no contexto dos algoritmos evolucionários. A pesquisa desenvolve duas linhas de algoritmos: a primeira utilizando-se de ambos os fluxos para informar o processo de busca evolucionária; a segunda utiliza-se exclusivamente da manipulação intracelular. São apresentados os agentes da Transgenética Computacional. São examinadas propriedades resultantes da interação cromossomo x agente de manipulação que se mostram semelhantes às do processo imunológico natural. Ao final são relatados resultados computacionais para o Problema Quadrático de Alocação.

Keywords : algoritmos transgenéticos; computação evolucionária; problema quadrático de alocação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese