SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1A lagrangian relaxation approach for a machinery location problem in forest harvestingAllotment of aircraft spare parts using genetic alorithms índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Operacional

versão impressa ISSN 0101-7438versão On-line ISSN 1678-5142

Resumo

OLIVEIRA, Gerson C.; BAHIENSE, Laura  e  PEREIRA, Mario V.. Modelo disjuntivo de expansão ótima de redes de transmissão em sistemas hidrotérmicos. Pesqui. Oper. [online]. 2003, vol.23, n.1, pp.129-140. ISSN 0101-7438.  https://doi.org/10.1590/S0101-74382003000100010.

Apresenta-se um modelo de otimização inteira mista para expansão da rede de transmissão de um sistema hidrotérmico, no qual se representam as metas de geração hidro no ano de estudo para diversas condições hidrológicas, e também as condições de atendimento das demandas, representadas de forma discretizada em patamares. A formulação disjuntiva do problema aqui adotada evita a não linearidade usual na segunda lei de Kirchoff envolvendo produtos entre variáveis de investimento e de ângulos nodais. A representação detalhada das condições operativas ao longo do ano garante um correto dimensionamento dos reforços de transmissão de sistemas hidrotérmicos. As condições operativas e o despacho são afetadas pelos intercâmbios entre regiões, que podem variar sazonalmente com a condição hidrológica e também com a condição de carga. Um exemplo real ilustra a aplicação do modelo.

Palavras-chave : otimização combinatória; planejamento de sistemas hidrotérmicos; planejamento da expansão de redes de transmissão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons