SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Ordenações parciais nos conjuntos das soluções dos problemas de alocação linear e quadráticoSobre a precisão das estimativas de máxima verossimilhança nas distribuições bivariadas de valores extremos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Operacional

Print version ISSN 0101-7438

Abstract

RANGEL, Luís Alberto Duncan; GOMES, Luiz Flávio Autran Monteiro; LINS, Marcos Pereira Estellita  and  FUKS, Saul. Avaliação dos programas de pós-graduação em engenharia da UFRJ empregando uma variante desenvolvida do método UTA. Pesqui. Oper. [online]. 2003, vol.23, n.2, pp. 285-299. ISSN 0101-7438.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-74382003000200003.

O processo de avaliação em uma organização é geralmente muito complexo, principalmente no meio acadêmico, onde estão presentes diversos interesses, desempenho dos cursos, imagem perante a classe acadêmica e recebimento de recursos, entre outros. Este artigo procura estimar as funções de utilidades dos critérios: pesquisa, horas em sala de aula, orientação e administração, definidos pela Comissão de Avaliação de Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para avaliar os programas de pós-graduação em engenharia da universidade. Neste estudo, empregou-se o método UTA e uma variante desenvolvida do mesmo que considera as diferenças de importância dos critérios empregados na avaliação. Os resultados obtidos com este procedimento mostram funções de utilidades mais próximas das preferências dos decisores, uma vez que essas preferências são incorporadas ao modelo através da inclusão de restrições.

Keywords : apoio multicritério à decisão; método UTA; teoria de utilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese