Acessibilidade / Reportar erro

Um parâmetro urbano global como referência para análises locais em modelos de locação-alocação

O objetivo desse trabalho é avaliar a utilização de um índice global de acessibilidade como padrão de referência para a distribuição espacial dos alunos da rede municipal de educação. Conhecida a localização dos alunos e das respectivas Creches e EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) de São Carlos, SP, no ano 2000, foi feita uma avaliação da distribuição real e de diversos cenários alternativos de alocação dos alunos, buscando minimizar os custos de deslocamento. Os resultados mostraram que é possível utilizar o índice proposto para definir níveis de atendimento (cobertura), de acordo com um certo grau de compacidade desejada para a cidade. As hipóteses avaliadas mostraram que é possível obter níveis de cobertura para mais de 95% dos alunos, com níveis de densidade urbanas bastante razoáveis, apenas com a realocação de parte dos alunos, mantido o mesmo número de escolas atuais e com a abertura de apenas uma nova Creche.

modelos de locação-alocação; acessibilidade; planejamento urbano


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