SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Economic efficiency of Embrapa's research centers and the influence of contextual variablesUm modelo de análise envoltória de dados para o estabelecimento de metas de continuidade do fornecimento de energia elétrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Operacional

versão impressa ISSN 0101-7438versão On-line ISSN 1678-5142

Resumo

YAMASHITA, Denise Sato  e  MORABITO, Reinaldo. Um algoritmo exato para o problema de programação de projetos com custo de disponibilidade de recursos e múltiplos modos. Pesqui. Oper. [online]. 2007, vol.27, n.1, pp.27-49. ISSN 0101-7438.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-74382007000100003.

O objetivo deste artigo é propor um algoritmo exato para gerar curvas de tradeoff entre o custo e o prazo de um projeto, baseado no problema de custo de disponibilidade de recursos com múltiplos modos de execução. Duas versões do algoritmo são propostas, a primeira é uma adaptação de um algoritmo exato da literatura, no qual só existe um modo de executar as atividades, e a segunda versão incorpora estratégias para melhorar o desempenho do método, resultando numa redução significativa de tempo computacional. Convém salientar que o algoritmo proposto é viável computacionalmente apenas para resolver problemas de tamanho moderado. As duas versões do algoritmo foram testadas resolvendo-se diversos exemplos gerados pelo programa Progen da literatura. Curvas de tradeoff são apresentadas e analisadas, ilustrando como o método pode ser usado em situações onde o decisor é confrontado com a difícil tarefa de balancear custos e datas de entrega do projeto.

Palavras-chave : programação de projetos; múltiplos modos de execução; custo de disponibilidade de recursos; algoritmo exato; tradeoff entre custos e data de entrega.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons