SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Algoritmo de busca dispersa aplicado ao problema clássico de roteamento de veículosAnálise de problemas de partição de instalações em sistemas job-shops por meio de modelos de redes de filas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Operacional

versão impressa ISSN 0101-7438versão On-line ISSN 1678-5142

Resumo

ARAUJO, Olinto César Bassi de  e  ARMENTANO, Vinícius Amaral. A multi-start random constructive heuristic for the container loading problem. Pesqui. Oper. [online]. 2007, vol.27, n.2, pp.311-331. ISSN 0101-7438.  https://doi.org/10.1590/S0101-74382007000200007.

Neste trabalho abordamos o problema de carregamento de contêiner que trata da seleção de um subconjunto de caixas, cada caixa com um dado volume, de forma a maximizar o volume ocupado de um único contêiner sujeito a restrições de orientação e estabilidade. Propomos uma heurística construtiva aleatória com múltiplos inícios que utiliza um arranjo de carga baseado em cubóides que maximizam a ocupação de espaços vazios. Cada instância é avaliada de forma adaptativa por um conjunto de critérios, e em cada passo do processo construtivo um cubóide é selecionado probabilisticamente de uma lista restrita de candidatos. Para aumentar a flexibilidade na construção de uma solução, permite-se uma redução probabilística no tamanho dos cubóides. Resultados computacionais em instâncias da literatura mostram que o método proposto apresenta um desempenho superior a outros enfoques sugeridos na literatura.

Palavras-chave : carregamento de contêiner; arranjo com cubóides; heurística construtiva aleatória com múltiplos inícios.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons