SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Uma propriedade estrutural do problema de programação da produção flow shop permutacional com tempos de setupUm modelo para a programação de rotações de culturas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Operacional

versão impressa ISSN 0101-7438

Resumo

POMPERMAYER, Fabiano Mezadre; FLORIAN, Michael; LEAL, José Eugenio  e  SOARES, Adriana Costa. A spatial price equilibrium model in the oligopolistic market for oil derivatives: an application to the brazilian scenario. Pesqui. Oper. [online]. 2007, vol.27, n.3, pp. 517-534. ISSN 0101-7438.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-74382007000300006.

Este artigo apresenta um modelo de equilíbrio espacial de preços em um mercado oligopolizado de derivados de petróleo. Até o ano de 1997, o mercado brasileiro era caracterizado pelo monopólio estatal da Petrobrás, a qual permaneceu, até 2001, como a única empresa autorizada a importar derivados de petróleo. Com vários agentes operando no mercado, o governo deixou de fixar os preços para a Petrobrás, que passou a determinar os preços baseada na competição com outros agentes. Neste cenário, surgem algumas questões relativas aos níveis de preços a serem oferecidos no mercado e relativas à capacidade das refinarias nacionais de competir com produtos importados. Para responder a estas e outras questões, um novo modelo de equilíbrio espacial de preços para um mercado oligopolizado foi desenvolvido, considerando as características especiais da produção de derivados. Um algoritmo iterativo do tipo Gauss-Seidel, com ajustes seqüenciais, foi desenvolvido e aplicado com dados do mercado brasileiro. O modelo proposto, o algoritmo e a aplicação são discutidos no trabalho. Este modelo pode ser usado por autoridades reguladoras e pelas companhias do setor.

Palavras-chave : indústria petrolífera; modelo de equilíbrio espacial de preços.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês