SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Um modelo para a programação de rotações de culturasAvaliação bayesiana da eficácia da manutenção via processo de renovação generalizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Operacional

versão impressa ISSN 0101-7438

Resumo

PILEGGI, Gisele C. F.; MORABITO, Reinaldo  e  ARENALES, Marcos Nereu. Heurísticas para os problemas de geração e sequenciamento de padrões de corte bidimensionais. Pesqui. Oper. [online]. 2007, vol.27, n.3, pp. 549-568. ISSN 0101-7438.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-74382007000300008.

Neste artigo é tratado o clássico problema de corte de estoque bidimensional, cuja solução consiste em um conjunto de padrões de corte que otimiza uma função objetivo, por exemplo, a perda de material. Porém, os padrões de corte podem ser seqüenciados de modo que um outro objetivo também seja otimizado, como, por exemplo, o número máximo de pilhas abertas de itens (uma pilha é aberta quando um tipo de item é cortado pela primeira vez e fechada quando todos os itens deste tipo foram cortados). Uma boa solução para o problema de geração de padrões de corte freqüentemente não resulta numa boa solução para o problema de sequenciamento de padrões de corte, e vice-versa. Em geral, esses dois problemas são abordados, tanto na prática como na literatura, de forma independente e sucessiva. Pileggi et al. (2005) propuseram abordagens heurísticas para resolver esses dois problemas de forma integrada, considerando o trade-off entre os objetivos envolvidos, e analisaram o caso de corte unidimensional (p.e., corte de barras). No presente trabalho estas abordagens são estendidas e aplicadas para analisar o caso de corte bidimensional guilhotinado (p.e., corte de chapas). Resultados computacionais são apresentados para exemplos gerados aleatoriamente e para um exemplo real de uma fábrica de móveis.

Palavras-chave : problema de corte bidimensional; sequenciamento de padrões de corte; heurísticas; otimização bi-objetivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português