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Pesquisa Operacional

versão impressa ISSN 0101-7438versão On-line ISSN 1678-5142

Resumo

SOUSA, Vânia Nobre de; MORETTI, Antônio Carlos  e  PODESTA, Valéria Abrão de. Programação da grade de horário em escolas de ensino fundamental e médio. Pesqui. Oper. [online]. 2008, vol.28, n.3, pp.399-421. ISSN 0101-7438.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-74382008000300002.

A programação da grade de horários em escolas de ensino fundamental e médio, também conhecido como problema turma-professor (PTP), consiste em fixar uma seqüência de agendamentos de aulas envolvendo professores e grupos de estudantes (que possuem um mesmo currículo de disciplinas) em um período pré-determinado (tipicamente uma semana), sujeito a requisitos didáticos, físicos e organizacionais. É um problema combinatorial NP-completo e é geralmente resolvido através da aplicação de procedimentos heurísticos. Neste trabalho, apresentamos um procedimento de Busca Tabu associado a uma Busca Local Aleatória e duas formulações matemáticas. O procedimento proposto foi experimentado com sucesso em escolas públicas brasileiras.

Palavras-chave : agendamento em escolas; meta-heurísticas; otimização combinatória.

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