SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3A exploração de gás natural em Mexilhão: análise multicritério pelo método TodimDouble sampling control chart for a first order autoregressive process índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Operacional

versão impressa ISSN 0101-7438versão On-line ISSN 1678-5142

Resumo

MAGATAO, Leandro; ARRUDA, Lúcia Valéria Ramos de  e  NEVES-JR, Flávio. Um modelo híbrido (CLP-MILP) para scheduling de operações em polidutos. Pesqui. Oper. [online]. 2008, vol.28, n.3, pp.511-543. ISSN 0101-7438.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-74382008000300007.

A eficácia na transferência de derivados de petróleo através de dutos motiva a execução deste trabalho. O objetivo principal é a modelagem do scheduling de um poliduto, isto é, um sistema de dutos que transporta diferentes derivados de petróleo. O poliduto em estudo com 93,5 km de extensão conecta uma refinaria a um terminal portuário. Foi desenvolvido um modelo de otimização baseado na união de Constraint Logic Programming (CLP) e Mixed Integer Linear Programming (MILP). O modelo utiliza uma abordagem de decomposição do problema, com representação temporal contínua e calcula janelas de tempo (restrições temporais) que devem ser respeitadas. A abordagem híbrida CLP-MILP proporcionou a solução de cenários reais em tempo computacional da ordem de segundos. A resolução computacional do modelo proposto evidenciou novos pontos de operação para o poliduto, proporcionando ganhos operacionais significativos. O modelo implementado configura uma ferramenta de auxílio para tomada de decisões operacionais no cenário estudado.

Palavras-chave : busca orientada por restrições (CLP); programação linear inteira mista (MILP); programação operacional de polidutos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons