SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Influência de variáveis contextuais em medidas não-paramétricas de eficiência: uma aplicação com métodos de reamostragemO problema do carteiro chinês, algoritmos exatos e um ambiente MVI para análise de suas instâncias: sistema XNÊS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Operacional

Print version ISSN 0101-7438

Abstract

BARROS, Mônica; MELLO, Marina Figueira de  and  SOUZA, Reinaldo Castro. Aquisição de energia no mercado cativo brasileiro: simulações dos efeitos da regulação sobre o risco das distribuidoras. Pesqui. Oper. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 303-322. ISSN 0101-7438.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-74382009000200004.

O novo ambiente regulatório da energia elétrica no Brasil introduziu grandes mudanças na área de comercialização. Principalmente a adoção dos leilões de compra centralizada nos quais o governo adquire energia para os consumidores cativos. Nesse novo quadro institucional, as distribuidoras têm a responsabilidade de estimar a energia requerida para atendimento de suas áreas de concessão e são punidas caso cometam erros de previsão. As estimativas a menor são mais duramente punidas. Neste trabalho foram feitas simulações dos custos de contratação utilizando como aleatórios os percentuais de contratação da demanda prevista e um modelo de reamostragem do PLD (Preço de Liquidação das Diferenças), empregado no cálculo das punições. Concluiu-se que o sistema é frágil porque modificações no conjunto de usinas considerado pelo software NEWAVE (que determina os CMOs - Custos Marginais de Operação e, indiretamente, os PLDs) levam a resultados muito diferentes no que diz respeito ao valor das punições para uma mesma estratégia de contratação adotada por uma distribuidora.

Keywords : leilões de energia; simulação; regulação econômica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese