SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Testing and preventive maintenance scheduling optimization for aging systems modeled by generalized renewal processA study on the universal access to vaccines in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Operacional

Print version ISSN 0101-7438

Abstract

RANGEL, Luís Alberto Duncan; GOMES, Luiz Flávio Autran Monteiro  and  MOREIRA, Rogério Amadel. Decision theory with multiple criteria: an aplication of ELECTRE IV and TODIM to SEBRAE/RJ. Pesqui. Oper. [online]. 2009, vol.29, n.3, pp. 577-590. ISSN 0101-7438.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-74382009000300007.

Este artigo apresenta uma aplicação de dois métodos de Apoio Multicritério à Decisão (AMD), ELECTRE IV e TODIM, a fim de resolver um problema de ordenação de importantes projetos com conseqüências econômicas e sociais no Estado do Rio de Janeiro. Estes projetos são ordenados empregando critérios qualitativos e quantitativos. O ELECTRE IV é um método da Escola Francesa de AMD, que não utiliza peso para os critérios. O TODIM é um método que está baseado no paradigma da Teoria do Prospecto, têm elementos da Escola Francesa e Americana de AMD. Embora as ordenações de ambos os métodos sejam diferentes, um mesmo projeto foi ordenado como a melhor alternativa de acordo com ambos os métodos. A experiência prática descrita neste artigo sugere que o uso de métodos de AMD na avaliação de projetos pode, significativamente, tornar mais claro o processo decisório.

Keywords : teoria da decisão; apoio multicritério à decisão; priorização de projetos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English