SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1The immunologic hipothesis in the obsessive compulsive disorder: revision of a subtype with childhood onsetThe evolutionary approach to the Antisocial Personality Disorder (ASPD) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

Print version ISSN 0101-8108

Abstract

ARAUJO, Renata Brasil et al. A abordagem Cognitivo-Comportamental dos sonhos de alcoolistas. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2004, vol.26, n.1, pp. 70-77. ISSN 0101-8108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082004000100010.

Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão teórica a respeito do sono e dos sonhos de alcoolistas de acordo com a Terapia Cognitivo-Comportamental, aprofundando aspectos cognitivos e neurológicos. Na medida em que esta é a abordagem psicoterápica mais indicada para dependência química, os sonhos, utilizados na Terapia Psicanalítica, tiveram de ser estudados sob o enfoque cognitivo-comportamental, para que pudessem ser aproveitados na clínica com estes pacientes. As alterações no sono de alcoolistas, por exemplo, pode servir como alerta quanto a um risco de recaída, o que indica que a avaliação do sono não pode ser desconsiderada pelos profissionais, durante o tratamento destes pacientes. O relato dos sonhos, por sua vez, pode ser um instrumento terapêutico muito valioso por oferecer pistas a respeito do quanto o craving está presente naqueles que estão tentando manter-se em abstinência. Se os profissionais forem bem sucedidos quanto à identificação precoce de uma situação de risco como o craving, poderão ser mais efetivos quanto à prevenção da recaída. Conclui-se quanto à necessidade de que sejam feitas novas pesquisas a respeito dos sonhos de acordo com esta abordagem teórica, bem como avaliada a sua aplicação na área da dependência química.

Keywords : Álcool; sonho; sono; Cognitivo-Comportamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese