SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Psicoterapia psicanalítica e depressão de difícil tratamento: à procura de um modelo integradorUso de escitalopram em paciente com depressão secundária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

versão impressa ISSN 0101-8108

Resumo

EIZIRIK, Mariana  e  BERGMANN, David Simon. Ausência paterna e sua repercussão no desenvolvimento da criança e do adolescente: um relato de caso. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2004, vol.26, n.3, pp. 330-336. ISSN 0101-8108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082004000300010.

A ausência paterna durante o desenvolvimento da criança e do adolescente é um tema complexo, com grandes possibilidades para estudo. É feita uma revisão da literatura a respeito do tema. Discute-se a influência da ausência paterna no desenvolvimento emocional, cognitivo e comportamental da criança e do adolescente. A participação da mãe nessas situações, do ambiente familiar como um todo e dos fatores sociais e econômicos como mediadores das conseqüências da ausência do pai na vida da criança são levados em consideração. Os autores apresentam o resumo de um caso clínico em que a ausência do pai é um ponto importante da vida do paciente. Ao longo do atendimento psicoterápico, foram surgindo as percepções e emoções do paciente associadas à ausência do pai.

Palavras-chave : Ausência paterna; criança; adolescente; psicoterapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português