SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Ausência paterna e sua repercussão no desenvolvimento da criança e do adolescente: um relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

versão impressa ISSN 0101-8108

Resumo

HORIMOTO, Fabiano Coelho; AYACHE, Danusa Céspedes Guizzo  e  SOUZA, Juberty Antônio de. Uso de escitalopram em paciente com depressão secundária. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2004, vol.26, n.3, pp. 337-340. ISSN 0101-8108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082004000300011.

As depressões secundárias freqüentemente remetem o psiquiatra a dificuldades maiores no tratamento do paciente, visto ser necessário uma abordagem mais ampla do caso para que a terapêutica alcance o efeito esperado sem piorar as doenças de base e sem interagir com outros medicamentos prescritos. Este artigo ilustra o caso de paciente com diabetes tipo II e hepatite C que, após fazer uso do interferon, apresentou sintomas depressivos. Estes só melhoraram, após diversas intervenções terapêuticas, com o uso do escitalopram. Também são discutidas as dificuldades no diagnóstico e tratamento da depressão e comorbidades psiquiátricas e clínicas de evolução crônica.

Palavras-chave : Depressão; diabetes; hepatite C; eletroconvulsoterapia; escitalopram; depressão secundária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português