SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1De Clèrambault's syndrome: second case study in Portuguese author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

Print version ISSN 0101-8108

Abstract

BUCASIO, Erika et al. Transtorno de estresse pós-traumático como acidente de trabalho em um bancário: relato de um caso. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2005, vol.27, n.1, pp.86-89. ISSN 0101-8108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082005000100011.

Este artigo relata o caso de um gerente de banco atendido por uma equipe multidisciplinar através de anamnese psiquiátrica e ocupacional e aplicação de entrevista psiquiátrica semi-estruturada (SCID) para transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). O objetivo do artigo é exemplificar, com um caso clínico, as relações entre o TEPT e eventos traumáticos ocorridos no trabalho, demonstrando que o TEPT pode ser uma conseqüência de acidente de trabalho bancário. A visão do TEPT como doença ocupacional é um conceito novo e relevante devido aos índices elevados de violência no Brasil. O reconhecimento do TEPT no contexto do trabalho bancário é importante para orientar serviços de saúde, administradores e profissionais de recursos humanos na prevenção de TEPT (treinamento adequado, suporte psicológico, emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho, intervenções na organização do trabalho), visando à melhoria da qualidade de vida.

Keywords : Transtorno de estresse pós-traumático; acidente de trabalho; assalto a banco.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License