SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2O papel dos glicocorticóides na expressão dos sintomas de humor: uma revisãoEvidências atuais do impacto terapêutico dos inibidores da acetilcolinesterase no transtorno cognitivo leve e na demência vascular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

versão impressa ISSN 0101-8108

Resumo

ISOLAN, Luciano Rassier. Transferência erótica: uma breve revisão. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2005, vol.27, n.2, pp.188-195. ISSN 0101-8108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082005000200009.

A transferência erótica é um processo relativamente comum, tanto na prática de psicoterapia de orientação analítica quanto de psicanálise. Apesar de, muitas vezes, trazer dificuldades no seu manejo, trata-se de um fenômeno que, se adequadamente compreendido e manejado, pode se transformar em uma ferramenta útil para o processo terapêutico. Neste trabalho será realizada uma revisão sobre o conceito de transferência erótica, ressaltando-se as suas dificuldades de manejo técnico, bem como o uso da contratransferência e a influência do gênero nessa situação.

Palavras-chave : Psicanálise; psicoterapia psicanalítica; transferência; transferência erótica; transferência erotizada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons