SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Apresentação de uma versão em português para uso no Brasil do instrumento MTA-SNAP-IV de avaliação de sintomas de transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e sintomas de transtorno desafiador e de oposiçãoContratransferência e trauma psíquico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

versão impressa ISSN 0101-8108

Resumo

JUNG, Simone Isabel; FILLIPPON, Ana Paula Mezacaza; NUNES, Maria Lúcia Tiellet  e  EIZIRIK, Cláudio Laks. História recente e perspectivas atuais da pesquisa de resultados em psicoterapia psicanalítica de longa duração. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2006, vol.28, n.3, pp.298-312. ISSN 0101-8108.  https://doi.org/10.1590/S0101-81082006000300009.

Este artigo apresenta a história recente - dos anos 90 a janeiro de 2006 - e as perspectivas atuais da pesquisa de resultados em psicoterapia psicanalítica de longa duração com pacientes adultos em ambulatório. São analisadas e citadas 21 investigações, das quais quatro foram desenvolvidas na América Latina e apenas uma no Brasil. Isso demonstra que, apesar da evolução nas investigações psicanalíticas de resultado, nos países latinos, o número de pesquisas ainda é escasso. A efetividade da psicoterapia psicanalítica é demonstrada de maneira significativa, com diversos delineamentos de pesquisa. Percebe-se uma evolução na metodologia de pesquisa utilizada nas investigações no decorrer dos anos. A preocupação em colocar a investigação psicanalítica consoante com princípios científicos, sem desconsiderar a subjetividade característica dessa abordagem, é marcante. Ressalta-se a importância da investigação psicanalítica para confirmar os pressupostos do corpo teórico e a eficácia/efetividade do tratamento e possibilitar a refutação e modificação da teoria psicanalítica.

Palavras-chave : Psicoterapia [tendências]; psicoterapia [história]; terapia psicanalítica; avaliação de processos e resultados (cuidados de saúde); história; pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons