SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Depression and its implications in breast feedingDevelopment of a Portuguese version of the Psychotherapy Process Q-Set author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

Print version ISSN 0101-8108

Abstract

BREDEMEIER, Juliana  and  GOMES, William Barbosa. Percepção de qualidade de vida de pessoas com fibrose cística: um estudo sobre a adequação dos instrumentos de medida. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2007, vol.29, n.1, pp. 35-43. ISSN 0101-8108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082007000100010.

INTRODUÇÃO: Avaliações de qualidade de vida (QV) na fibrose cística (FC) são tão importantes quanto a avaliação da condição clínica do paciente. Porém, há divergências sobre conceitos e teorias de QV. METODOLOGIA: Onze pacientes brasileiros com FC maiores de 18 anos responderam a perguntas sugeridas pela OMS para a exploração conceitual da QV. A pesquisa foi orientada pela abordagem da grounded theory, e os dados sofreram análise qualitativa. RESULTADOS: Apesar da diversidade de domínios valorizados pelos entrevistados estar de acordo com o caráter multidimensional da QV, há domínios ainda não presentes nas escalas. CONCLUSÕES: Nenhuma escala atualmente disponível abrange todos os aspectos valorados pelos pacientes, o que aponta para a importância de questões idiossincráticas e culturais para a QV na FC. O esclarecimento da relação entre saúde e QV ainda depende de pesquisas futuras.

Keywords : Escalas de avaliação; fibrose cística; qualidade de vida; qualidade de vida relacionada à saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in Portuguese