SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Sexual risk behavior assessment schedule for adults: translation and cross-cultural adaptation into brazilian portugueseUse of varenicline in smoking cessation: two case reports author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

Print version ISSN 0101-8108

Abstract

SAMPAIO, Thais de Moraes; ANDRADE, Arthur Guerra de  and  BALTIERI, Danilo Antônio. Síndrome de Clérambault: desafio diagnóstico e terapêutico. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2007, vol.29, n.2, pp. 212-218. ISSN 0101-8108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082007000200013.

A síndrome de Clérambault, ou erotomania, é descrita como uma convicção delirante, apresentada, geralmente, por uma mulher que acredita que um homem, mais velho e de posição social mais elevada, ama-a. O paciente persegue o objeto de amor e, por isso, eventualmente, envolve-se em retaliações e ameaças em resposta às repetidas rejeições. Relata-se o caso de uma mulher de 42 anos que iniciou quadro delirante há 19 anos, após primeira gestação. Foi admitida em nosso serviço há 3 meses. No início do tratamento, quando o antipsicótico foi introduzido, apresentou remissão do delírio. Essa síndrome é incomum, mas não significa que seja rara em nossa prática. Um bom entendimento da extensão psicopatológica pode aumentar o reconhecimento dessa condição psiquiátrica.

Keywords : Erotomania; síndrome de Clérambault; psicose; delírio.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in Portuguese