SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1  suppl.Alzheimer's disease: pathophysiological and pharmacological features author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

Print version ISSN 0101-8108

Abstract

MELO, Wilson Vieira; OLIVEIRA, Margareth da Silva; ARAUJO, Renata Brasil  and  PEDROSO, Rosemeri Siqueira. A entrevista motivacional em tabagistas: uma revisão teórica . Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2008, vol.30, n.1, suppl., pp. 0-0. ISSN 0101-8108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082008000200001.

O tabagismo é uma das principais causas de morte prematura em todo o mundo, além de ser uma das dependências de mais difícil tratamento. Uma das abordagens que vêm sendo utilizadas no tratamento da dependência do tabaco é a entrevista motivaciona, baseada no modelo transteórico proposto por Prochaska & Di Clemente. Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão teórica a respeito dos estágios motivacionais de mudança e do uso da entrevista motivacional breve em pacientes tabagistas. Apresentam-se, no decorrer do texto, resultados de algumas das mais importantes pesquisas realizadas na Europa e nos Estados Unidos acerca do assunto. Os resultados indicam que, apesar de a entrevista motivacional breve apresentar bons resultados no tratamento de comportamentos aditivos, quando comparada a outras modalidades de intervenção, esse sucesso não parece se estender aos resultados encontrados no tratamento do tabagismo.

Keywords : Entrevista motivacional; tratamento; tabagismo; estágios motivacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese