SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Depression in climacteric women: analysis of a sample receiving care at a university hospital in Maranhão, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

Print version ISSN 0101-8108

Abstract

ZAMBALDI, Carla Fonseca; CANTILINO, Amaury  and  SOUGEY, Everton Botelho. Sintomas obsessivo-compulsivos na depressão pós-parto: relatos de casos. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2008, vol.30, n.2, pp. 155-158. ISSN 0101-8108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082008000300012.

A depressão pós-parto é o transtorno afetivo mais prevalente no puerpério. O seu quadro clínico apresenta algumas peculiaridades sintomatológicas, podendo uma delas ser a presença mais freqüente de obsessões e compulsões. Relatamos seis casos identificados pela análise de prontuários de puérperas atendidas no Programa de Saúde Mental da Mulher do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Todas elas tinham diagnóstico de depressão através do Structured Clinical Interview for DSM-IV Axis I Disorders (SCID-I) e apresentavam concomitantemente sintomas obsessivo-compulsivos. Nos relatos, abordamos o período de aparecimento desses sintomas nas mulheres deprimidas, assim como o seu conteúdo, duração e resposta ao tratamento. Em duas mulheres, os sintomas obsessivo-compulsivos precederam os depressivos, e em outras duas, deu-se o inverso. Houve exacerbação de obsessões e compulsões preexistentes em duas puérperas. O conteúdo mais freqüente foi de pensamentos agressivos contra o bebê. Os sintomas tenderam a diminuir juntamente com a melhora da depressão.

Keywords : Depressão pós-parto; puerpério; obsessão; compulsão; comorbidade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in Portuguese