SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Novos registros e ampliação de limites meridionais de distribuição de poríferos (Porifera, Demospongiae) no Atlântico sudoesteMorfologia externa do adulto de Almeidaia aidae Mielke & Casagrande (Lepidoptera, Saturniidae, Arsenurinae, Almeidaiini). I. Cabeça, apêndices e região cervical índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Zoologia

versão impressa ISSN 0101-8175

Resumo

RIBEIRO, Ludmilla O.  e  UIEDA, Virginia S.. Estrutura da comunidade de macroinvertebrados bentônicos de um riacho de serra em Itatinga, São Paulo, Brasil. Rev. Bras. Zool. [online]. 2005, vol.22, n.3, pp. 613-618. ISSN 0101-8175.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81752005000300013.

A comunidade de macroinvertebrados bentônicos de um riacho de terceira ordem foi analisada em duas estações do ano, chuvosa e seca. Substratos artificiais foram amostrados semanalmente, ao longo de 56 dias para a coleta de macroinvertebrados, nas duas estações do ano. A composição da comunidade foi caracterizada por uma baixa diversidade, ou seja, presença de muitas espécies raras e poucas espécies abundantes nas duas estações do ano. Uma alta dominância de Chironomidae (Diptera) nas duas estações, seguida de Baetidae (Ephemeroptera) e Ancylidae (Mollusca), respectivamente nas estações chuvosa e seca, foi característico. Os resultados obtidos reforçam a grande importância de Chironomidae na comunidade bentônica de riachos e salientam a influência da sazonalidade sobre a estruturação destes organismos.

Palavras-chave : Substrato artificial; macroinvertebrados aquáticos; manipulação experimental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português