SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Observações sobre a história natural do lagarto Mabuya macrorhyncha Hoge (Scincidae) na Ilha da Queimada Grande, São Paulo, BrasilImplicações biogeográficas de novos registros ornitológicos em um enclave de vegetação de campina no sudoeste da Amazônia brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Zoologia

versão impressa ISSN 0101-8175

Resumo

MIRANDA, João M. D. et al. Os sete primeiros meses de um infante de Alouatta guariba (Humboldt) (Primates, Atelidae): interações e desenvolvimento dos padrões comportamentais. Rev. Bras. Zool. [online]. 2005, vol.22, n.4, pp. 1191-1195. ISSN 0101-8175.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81752005000400054.

O desenvolvimento das interações do infante primata com a mãe e demais membros do grupo social tem importância na etologia e na demografia da espécie, apresentando profundas conseqüências para sua sobrevivência e portanto, na conservação da espécie. O objetivo deste trabalho foi estudar o desenvolvimento de um infante de Alouatta guariba (Humboldt, 1812) em vida livre, seu comportamento e interações durante os sete primeiros meses de vida, em um remanescente de Floresta Ombrófila Mista, Estado do Paraná, Brasil. Através do método de varredura instantânea com intervalo de cinco minutos, um total de 46 horas e 15 minutos de observações diretas (555 registros individuais) mostraram que os padrões comportamentais do infante foram de alta dependência nos primeiros quatro meses, diminuindo progressivamente até o aparecimento dos comportamentos típicos de indivíduos juvenis durante os últimos três meses. Os primeiros registros de alimentação sólida, funcionalidade da cauda e registros de cuidados alomaternais também foram tomados e discutidos, contribuindo para o entendimento do desenvolvimento deste infante.

Palavras-chave : Comportamento social; cuidado parental; desenvolvimento ontogenético; infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês