SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Comparison of the diet of Alouatta caraya (Primates: Atelidae) between a riparian island and mainland on the Upper Parana River, southern BrazilMesozooplankton of the estuarine system of Barra das Jangadas, Pernambuco, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zoologia

Print version ISSN 0101-8175

Abstract

MARTINS, Rogério; QUADROS, Juliana  and  MAZZOLLI, Marcelo. Hábito alimentar e interferência antrópica na atividade de marcação territorial do Puma concolor e Leopardus pardalis (Carnivora: Felidae) e outros carnívoros na Estação Ecológica de Juréia-Itatins, São Paulo, Brasil. Rev. Bras. Zool. [online]. 2008, vol.25, n.3, pp. 427-435. ISSN 0101-8175.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81752008000300007.

Os hábitos alimentares da onça-parda, jaguatirica e outros carnívoros foram estudados na Juréia (80.000 ha), um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do estado de São Paulo. O estudo foi baseado na análise de fezes encontradas durante um período de amostragem de 15 meses e 415 km percorridos. A diversidade de presas encontradas nas fezes foi alta para ambos os felinos, tendo como presas mais importantes da onça-parda em freqüência de ocorrência e biomassa, o cateto e o tatu-de-rabo-mole, e marsupiais na dieta da jaguatirica. Maior freqüência de fezes de carnívoros foi encontrada distante das casas de moradores tradicionais, sugerindo um comportamento territorial evitando a proximidade da presença humana.

Keywords : Carnívoros; dieta; interferência antrópica; jaguatirica; onça-parda; restinga.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese