SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Descrição do comportamento agonístico de Loxosceles laeta, L. hirsuta e L. intermedia (Araneae: Sicariidae)Hábito alimentar do cachorro-do-mato, Cerdocyon thous (Carnivora: Canidae), em área de mosaico de vegetação nativa e exótica no Sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Zoologia

versão impressa ISSN 0101-8175

Resumo

GUEDES, Danusa; YOUNG, Robert J.  e  STRIER, Karen B.. Os custos enérgeticos de reprodução em fêmeas de muirqui-do-norte (Primates: Platyrrinhi: Atelidae). Rev. Bras. Zool. [online]. 2008, vol.25, n.4, pp. 587-593. ISSN 0101-8175.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81752008000400002.

O cuidado parental é conhecido por impor um elevado custo energético às fêmeas primatas, pois, além da lactação, muitas mães primatas também provêm transporte aos filhotes. Diversos estudos têm documentado o elevado custo energético da lactação, no entanto, pouco se sabe sobre o custo energético para o transporte do filhote e seus efeitos na recuperação da condição física das mães. Nós comparamos as atividades de fêmeas muriquis (Brachyteles hypoxanthus Kuhl, 1820), durante um período de 12 meses, na RPPN Feliciano Miguel Abdala, Minas Gerais Brasil, a fim de investigar se as mães durante o ano de desmame dos filhotes se comportavam diferentemente das mães no ano pós-desmame, quando elas recomeçaram o ciclo reprodutivo e de cópulas, e quando estavam concebendo novamente. Nós não encontramos nenhuma diferença significativa no orçamento das atividades comportamentais entre as mães no ano de desmame (n = 4) versus mães no ano pós-desmame (n = 5), apesar das mães no ano de desmame terem gasto significativamente mais tempo em proximidade com seus infantes e carregado seus infantes do que as mães no ano pós-desmame. Nós sugerimos que, em fêmeas muriquis, o orçamento de energia do desmame é similar ao de pós-desmame.

Palavras-chave : Atividade; desmame; gastos energéticos maternais; reprodução; transporte de infantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês