SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4The megalopa and early juvenile development of Hepatus pudibundus (Crustacea: Brachyura: Aethroidea) reared from neuston samplesPopulation structure and reproductive biology of Parastacus defossus (Crustacea: Decapoda: Parastacidae) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Zoologia

versión impresa ISSN 0101-8175

Resumen

SILVA, Luis F. B. da; TAVARES, Marcos  y  SOARES-GOMES, Abilio. Estrutura populacional do anfioxo Branchiostoma caribaeum (Cephalochordata: Branchiostomidae) na Baía de Guanabara, sudeste do Brasil. Rev. Bras. Zool. [online]. 2008, vol.25, n.4, pp. 617-623. ISSN 0101-8175.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81752008000400006.

A estrutura populacional do anfioxo Branchiostoma caribaeum Sandevall, 1853 foi analisada em quatro campanhas abrangendo todas as estações do ano, na Baía de Guanabara, sudeste do Brasil. A abundância de indivíduos foi maior na primavera e positivamente correlacionada com sedimentos grossos, tendo sua distribuição limitada a alguns setores da área amostral. O tamanho corpóreo e a biomassa diferiram sazonalmente, mas não entre os sexos. Indivíduos sexualmente maduros ocorreram em todas as estações do ano, sugerindo uma reprodução contínua, típica de espécies tropicais. Variações na freqüência de ocorrência de espécimes pequenos indicaram diferenças temporais na intensidade da reprodução. O tamanho corpóreo dos recrutas diferiu de populações de anfioxos de outros locais. O menor tamanho em que B. caribaeum atinge a maturidade sexual na Baía da Guanabara pode estar relacionada ao estresse ambiental ou à grande disponibilidade de alimento do local.

Palabras llave : Anfioxos; auto-ecologia; invertebrados marinhos; macrobentos; sedimentos não-consolidados; sublitoral.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés