SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Zonação de comunidade bêntica do entremarés em molhes sob diferente hidrodinamismo na costa norte do estado do Rio de Janeiro, BrasilTempo de visita de aves que comem frutos em plantas de Cerrado: revisitando o modelo do risco de predação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Zoologia

versão impressa ISSN 0101-8175

Resumo

MONTEIRO, André F. M.; SUJII, Edison R.  e  MORAIS, Helena C.. Interações de origem química e ecologia nutricional de Labidus praedator (Formicidae: Ecitoninae) em um agroecossistema adjacente a uma mata de galeria. Rev. Bras. Zool. [online]. 2008, vol.25, n.4, pp. 674-681. ISSN 0101-8175.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81752008000400012.

Algumas formigas neotropicais de correição têm um importante papel na estruturação da comunidade de invertebrados. Labidus praedator (Fr. Smith, 1858) como predador generalista de topo pode reduzir as densidades de pragas em agroecossistemas. O objetivo deste estudo foi descrever atributos comportamentais, composição de dieta e interações interespecíficas da formiga Labidus praedator. Nós buscamos as colunas das formigas de correição por meio de amostragens por caminhamento em trilhas padronizadas. Nós plotamos as posições das colunas sobre uma imagem aérea. Nós fotografamos eventos nas frentes de caça de L. praedator e registramos os itens alimentares transportados para os bivaques. Seis espécies de quatro gêneros de Ecitoninae - Labidus (Jurine, 1807), Nomamyrmex (Borgmeier, 1936), Neivamyrmex (Borgmeier, 1940) e Eciton (Latreille, 1804) - foram registradas. Lagartas dominaram a composição de dieta de L. praedator. Diásporos e flores de ervas daninhas e arilo e polpa de frutos também foram transportados para os bivaques. Uma colônia parou de forragear após chuva intensa e grupos discretos de centenas de L. praedator se formaram sob áreas cobertas por arbustos. Grupos de aves da subfamília Crotophaginae e vespas e moscas dos táxons Sarcophaginae e Polistinae seguiram as frentes de caça de L. praedator. Discutimos a importância da estrutura da paisagem para colonização de agroecossistemas por Ecitoninae e a existência de oportunismo químico entre formigas de correição no mínimo por meio do reuso de trilhas desocupadas.

Palavras-chave : Cerrado; dieta; formigas de correição; oportunismo químico; seguidores das frentes de caça.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês