SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4Chemically based interactions and nutritional ecology of Labidus praedator (Formicidae: Ecitoninae) in an agroecosystem adjacent to a gallery forestDevelopment of the ovaries of the lobster Panulirus echinatus (Crustacea: Palinuridae) based on macroscopic and microscopic examination and gonadosomatic relation (GSR) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zoologia

Print version ISSN 0101-8175

Abstract

SILVA, Igor Aurélio; FIGUEIREDO, Rodolfo Antônio de  and  MATOS, Dalva Maria da Silva. Tempo de visita de aves que comem frutos em plantas de Cerrado: revisitando o modelo do risco de predação. Rev. Bras. Zool. [online]. 2008, vol.25, n.4, pp. 682-688. ISSN 0101-8175.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81752008000400013.

Plantas em frutificação atraem visitas freqüentes de aves que comem frutos e tendem a ser manchas previsíveis para um predador. Conseqüentemente, o risco de ataque de um predador aumenta com o tempo de permanência de uma ave frugívora em uma planta com frutos. Neste estudo, testamos se espécies de aves grandes e crípticas passam mais tempo por visita de alimentação em plantas em frutificação que espécies pequenas e conspícuas. Obtivemos dados da literatura para oito espécies de plantas do Cerrado e também de observações em campo de aves que se alimentam de frutos de Zanthoxylum rhoifolium (Rutaceae). Procuramos por uma relação positiva entre o tempo médio de visita e o comprimento total das espécies de aves, considerando a cor das espécies como uma co-variável. A duração das visitas de espécies grandes e crípticas foi maior que a duração de visitas de aves pequenas e conspícuas. Aves grandes devem correr menos risco de serem predadas porque predadores grandes são menos comuns. Aves crípticas, por sua vez, devem ser difíceis de serem detectadas por predadores e, conseqüentemente, a probabilidade de serem atacadas deve ser menor. Portanto, nossos resultados provêm apoio à hipótese de que espécies de aves vulneráveis passam menos tempo forrageando em plantas com frutos.

Keywords : Tamanho de corpo; camuflagem; frugivoria; Zanthoxylum rhoifolium.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English