SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4A new species of Seira (Collembola: Entomobryidae) from northeastern BrazilCharacterization of the types of the Neotropical Pseudisobrachium (Hymenoptera: Bethylidae), with a key to species author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zoologia

Print version ISSN 0101-8175

Abstract

ALMEIDA-SILVA, Lina M. et al. Redescrição e notas sobre a história natural da tarântula arbórea Iridopelma seladonium (Araneae: Theraphosidae: Aviculariinae). Rev. Bras. Zool. [online]. 2008, vol.25, n.4, pp. 728-736. ISSN 0101-8175.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81752008000400019.

A descrição original desta espécie foi baseada numa única fêmea e nenhuma ilustração de seus órgãos reprodutivos foi apresentada. Após coletarmos alguns espécimes identificados como I. seladonium, decidimos redescrever esta espécie e descobrimos que o macho descrito por Mello-Leitão (1923) havia sido erroneamente identificado como pertencente a esta espécie. Assim, neste artigo, é descrito pela primeira vez, o macho de I. seladonium e pela primeira vez as genitálias do macho e da fêmea são detalhadamente ilustradas. Notas sobre o comportamento e a história natural de I. seladonium são apresentadas baseadas em dados de animais vivos observados no campo e em cativeiro. Foi observado um imaturo de I. seladonium construindo um abrigo convexo com pequenos pedaços de casca de árvore, comportamento desconhecido em Aviculariinae. Duas cortes foram observadas e fotografadas. Os comportamentos de tamborilar com as pernas; tamborilar com os pedipalpos do macho sobre o corpo da fêmea; e movimentos dorso-ventrais, do abdômen da fêmea, durante a inserção do êmbolo, são registrados pela primeira vez em Aviculariinae. O tempo médio de duração da corte e da cópula foi de aproximadamente dois minutos.

Keywords : Aranhas; comportamento; taxonomia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English