SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Photography in the first decades of the twentieth century as reported by São Paulo state daily press: O Estado de S. PauloPower techniques, disciplines for observation: some aspects of the making of "modern journalism" in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

História (São Paulo)

On-line version ISSN 1980-4369

Abstract

BORGES, Maria Eliza Linhares. Representações do Brasil Moderno para ler, ver e ouvir no circuito dos Museus Commerciais europeus, 1906 a 1908. História [online]. 2007, vol.26, n.2, pp. 92-117. ISSN 1980-4369.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-90742007000200006.

O artigo versa sobre o papel da cultura visual na construção da identidade nacional brasileira nos primeiros anos da era republicana. Analisa as práticas publicitárias das elites brasileiras destinadas a substituir a imagem do Brasil pitoresco - em circulação dentro e fora do país desde o século XIX - por outra mais afinada com os signos de uma sociedade moderna e cosmopolita. É dada ênfase à produção e circulação de bens simbólicos editados pelo Museu Commercial do Rio de Janeiro e o Museu Commercial Brasileiro em Paris, em parceria com o Serviço de Propaganda e Expansão Econômica do Brasil no Estrangeiro, no período que antecedeu à Exposição Nacional de 1908, realizada para celebrar o Primeiro Centenário da chegada da Corte Portuguesa no Brasil.

Keywords : Cultura Visual; Circulação de Bens Simbólicos; Identidade Nacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese