Acessibilidade / Reportar erro

"Delas é o Reino dos Céus": mídia evangélica infantil e o supermercado cultural religioso no Brasil (Anos 1950 A 2000)

"Theirs is the Kingdom of God": evangelical children's media and the religious cultural supermarket in Brazil (1950s to 2000s)

Apresentamos uma História Cultural da mídia evangélica infantil produzida no Brasil entre os anos 1950 e 2000. Defendemos que o uso da mídia foi um importante fator para a constituição de uma cultura evangélica brasileira, voltada para o consumo individual e questões do cotidiano. A mídia para o público infantil fomentou intensa circulação de produtos culturais evangélicos, permitindo a construção de uma religiosidade transdenominacional. Analisamos produtos de mídia evangélica brasileira, como a revista adventista "Nosso Amiguinho", em circulação desde 1953, e o personagem "Smilinguido", campeão de vendas no mercado brasileiro desde os anos 1980. Focalizamos a recepção dos produtos Smilinguido para identificar os usos e os sentidos de sua cultura material e visual no cotidiano de crianças e jovens mulheres de diferentes filiações denominacionais do Brasil. Com o seu sucesso, um amplo mercado de bens cristãos abriu-se no Brasil durante os anos 1990 e 2000.

História Cultural; Mídia e Religião; Supermercado cultural


Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis, 19 806-900 - Assis - São Paulo - Brasil, Tel: (55 18) 3302-5861, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP, Campus de Franca, 14409-160 - Franca - São Paulo - Brasil, Tel: (55 16) 3706-8700 - Assis/Franca - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@unesp.br