SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Freemen, slaves and the construction of a modern concept of criminality in Brazil Imperial"A good stimulus to regeneration": the State Penitentiary and the new strategies of the order in Curitiba in the First Republic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

História (São Paulo)

On-line version ISSN 1980-4369

Abstract

TRINDADE, Cláudia Moraes. Para além da ordem: o cotidiano prisional da Bahia oitocentista a partir da correspondência de presos. História [online]. 2009, vol.28, n.2, pp. 377-420. ISSN 1980-4369.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-90742009000200013.

Este artigo tem o objetivo de discutir a comunidade prisional na Bahia Oitocentista, a partir das correspondências de presos.  Faço uma análise dessa documentação buscando reconstruir parte do cotidiano dos presos, pressupondo a existência de uma ordem paralela, com igual ou maior força do que a oficial, mas que não anulava a arbitrariedade e a violência desta última. Entretanto, essa ordem paralela podia ser rompida, a qualquer momento, seja por confrontos diretos entre os próprios presos ou entre os presos e os funcionários da prisão. Dentre os tipos de protesto, a escrita foi um dos mais utilizados pelos presos e, dependendo da estratégia sugerida nas cartas, era possível conquistar espaços sem romper com a ordem prisional.  O recurso à escrita foi utilizado por presos, letrados ou não, de diferentes condições jurídicas - escravos, libertos e livres -, independentemente do tipo de pena que estivessem cumprindo.

Keywords : Presos; Penitenciária; Casa de Prisão com Trabalho; Bahia - História Séc. XIX.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese