Este trabalho propõe compreender o projeto educativo de Paula Frassinetti (Santa Paula, fundadora da Congregação de Santa Dorotéia) tecido a partir de suas intuições pedagógicas, no contexto histórico-cultural do catolicismo ultramontano. Na metodologia, utilizamos as pesquisas histórica e documental das fontes (Cartas e Constituições) deixadas por ela. A primeira escola da congregação nasceu em Quinto (1834), na Itália, e, posteriormente, houve expansão para Portugal e Brasil. O referencial teórico está centrado na análise das concepções da Igreja no século XIX, voltado à educação feminina. Sob essa ótica, as Dorotéias encarregaram-se da missão de educar as jovens dentro da moral católica, optando pelo regime de internato. Paula Frassinetti, por meio de suas intuições pedagógicas, construiu as diretrizes de sua Congregação. O resultado deste trabalho consiste em apresentar como suas intuições constituíram o projeto educativo dos Colégios Doroteanos, permeando as convenções sociais e culturais da época e local em que eram inseridas.
Paula Frassinetti; Projeto Educativo; Intuições Pedagógicas; Colégios Doroteanos