SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2The fragility in the Brazil's defense policyMilitarism in Uruguay author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


História (São Paulo)

On-line version ISSN 1980-4369

Abstract

SILVEIRA, Cláudio de Carvalho. A formação militar-naval Brasil-Argentina no contexto de cooperação no Atlântico Sul: visões sobre a situação regional. História [online]. 2010, vol.29, n.2, pp.30-49. ISSN 1980-4369.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-90742010000200003.

O texto é uma apresentação de como o relacionamento entre o Brasil e a Argentina nas últimas cinco décadas, afetou a percepção e a constituição político-estratégica das Marinas de ambos os países. De uma postura de rivalidades e competição, passaram para as tentativas de integração e cooperação em vários setores, inclusive o militar-naval. Neste sentido, considera certos temas significativos na implementação do Mercosul e das medidas de confiança mútua junto com outros vizinhos do subcontinente sul-americano, a partir da perspectiva de analistas e civis e oficiais-marinheiros brasileiros e argentinos ao justificarem os avanços e limites da cooperação. E assim, leva em conta o estabelecimento das bases da política de defesa e algumas consequências para a formação militar-naval nos dois países.

Keywords : Cooperação Regional; Pensamento Político-estratégico; Armada Argentina; Marinha do Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License