SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2The naval military formation-Brazil-Argentina in the context of cooperation in the South Atlantic: views on regional situationThe formation of an army in Brazilian way: corporate disputes and institutional adaptation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

História (São Paulo)

On-line version ISSN 1980-4369

Abstract

MATHIAS, Suzeley Kalil  and  VALES, Tiago Pedro. O militarismo no Uruguai. História [online]. 2010, vol.29, n.2, pp. 50-70. ISSN 1980-4369.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-90742010000200004.

Desde muito cedo, ainda no século XIX, o Uruguai vem desenvolvendo uma política democrática baseada na educação, ao que pode ser creditado o afastamento das suas Forças Armadas da participação política. Entretanto, o sistema partidário, essencial para o desenvolvimento da democracia, não foi suficientemente forte para manter os militares completamente afastados do governo, vivendo o país momentos de militarismo. O propósito deste trabalho é repassar o processo político uruguaio destacando os momentos em que as Forças Armadas estiveram mais próximas do poder. Entende-se que compreender o desenvolvimento da política no país é essencial para, já em outro trabalho, avaliar como a educação, especialmente a oferecida às forças armadas, influencia o desenvolvimento e consolidação de uma cultura democrática.

Keywords : Forças Armadas; Democracia; Militarismo; Uruguai.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese