SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Demos with the colossus on the ground: the decline of José Bonifácio and the political rise of Aureliano Coutinho in the pages of the newspaper "A Verdade" (The Truth)Toltec invasion in Chichén Itzá's city? A new interpretation of questions from material culture of the "Terras Maias Baixas do Norte" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

História (São Paulo)

On-line version ISSN 1980-4369

Abstract

LUZ, Alex Faverzani da  and  SANTIN, Janaína Rigo. As relações de trabalho e sua regulamentação no Brasil a partir da revolução de 1930. História [online]. 2010, vol.29, n.2, pp. 268-278. ISSN 1980-4369.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-90742010000200015.

Em virtude da Revolução ocorrida em 1930, a figura do Estado por intermédio das políticas de Getúlio Vargas, assume uma postura intervencionista compromissada com a questão social. Insere-se nessa perspectiva social o processo de regulamentação das relações de trabalho através da legislação, o qual ocasionava intensos debates e disputas entre a classe patronal, a classe trabalhadora e o Estado. A partir desse cenário, pretende-se desenvolver um estudo baseado nos direitos trabalhistas conquistados no decorrer da época, através das lutas e movimentos sociais realizados pela classe trabalhadora, o que de fato contribuiu em termos de pressão para que o Estado intermediasse os interesses das classes envolvidas. Para alcançar esse objetivo, a metodologia consistiu na pesquisa em obras bibliográficas relevantes para a temática, além de analisar os direitos e normas trabalhistas oriundos das Constituições promulgadas até então. Assim, busca-se elencar as trajetórias da regulamentação do trabalho no Brasil e demonstrar o papel fundamental do Estado no processo de desenvolvimento econômico do país, que por meio da normatização do trabalho buscava suprir os reflexos gerados pela forte crise econômica que se vivenciava nesse período.

Keywords : Relações de trabalho; Regulamentação do trabalho; Revolução de 1930.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese