SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Leituras republicanas: produção e difusão de livros de Direito Constitucional Brasileiro na Primeira RepúblicaO livro "Direitos das mulheres e injustiça dos homens" de Nísia Floresta: literatura, mulheres e o Brasil do século XIX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


História (São Paulo)

versão On-line ISSN 1980-4369

Resumo

MEDEIROS, Nuno Miguel Ribeiro de. Influência e contrainfluência na inversão do poder tipográfico entre Portugal e o Brasil: narrativa e atividade nos editores portugueses. História [online]. 2011, vol.30, n.2, pp. 179-195. ISSN 1980-4369.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-90742011000200009.

Tempo fértil em alterações que transformaram a face do universo editorial em Portugal e no Brasil, os anos que decorrem entre a última metade da década de 1930 e o fim da década de 1960 constituem o período em que se assiste a uma inversão nos processos de influência tipográfica entre os dois países, com Portugal a passar de exportador para importador de livros no seu comércio com o Brasil. Este artigo pretende analisar o ponto de vista da edição portuguesa nos modos variados como os seus agentes foram representando o Brasil enquanto centro produtor e disseminador do livro, e como as mudanças suscitadas foram ocorrendo num contexto de oscilação - e tensão - entre discursos amarrados a uma época de ouro (ou imaginada como tal) que ficava relutantemente para trás e práticas de colaboração efectiva entre os universos tipográficos português e brasileiro, essencialmente suportadas na actuação de editores individuais.

Palavras-chave : Mercado do livro; Portugal; Brasil; Influência tipográfica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português