SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Diários de campo de um engenheiro: trabalho, cultura e educação no sul do Mato Grosso (1922-1930)O apostolado da imprensa: a atuação do salesiano Bernardo Gentilini índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


História (São Paulo)

versão On-line ISSN 1980-4369

Resumo

BRACAMONTE, Lucía. Catolicismo e trabalho feminino: uma abordagem a partir da imprensa da região sudoeste de Buenos Aires no início do século XX. História [online]. 2012, vol.31, n.1, pp.309-338. ISSN 1980-4369.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-90742012000100016.

O presente artigo analisa as representações de género sobre o trabalho feminino na imprensa católica em Bahía Blanca (Provincia de Buenos Aires, Argentina) e  sua influência durante as primeiras três décadas do século XX. A hipotese é que os católicos partilham o conceito de diferença sexual dominante naquela época, e abordam o problema do trabalho das mulheres centrando-se em noções de maternidade e domesticidade frente a novos processos de modernização.  Como resultado manifestam determinadas idéias que, mesmo não tendo a intenção de subverter relações de gênero, apoiam certas mutações da condição feminina no estatuto moderno da mulher.

Palavras-chave : Argentina; mulheres; trabalho; catolicismo; imprensa; Argentina; mujeres; trabajo; catolicismo; prensa.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons