Acessibilidade / Reportar erro

Geopolítica e cultura: a trajetória de Israel1 1 Este texto é um ensaio de interpretação histórica. As referências a eventos da narrativa bíblica não supõem que eles tenham acontecido. De fato, existe uma longa tradição que procura deslindar entre relato bíblico e as evidências arqueológicas e hermenêutica. Como argumenta, entre outros, Zeev Herzog (2001), boa parte da narrativa bíblica, certamente até o tempo do Rei Salomão, tem pouca sustentação histórica. Mas, para os fins deste texto, o fundamental é que os judeus acreditaram na veracidade do relato bíblico, que o transformou na chave de interpretação de sua experiência histórica. De resto, os fatos mencionados pelo autor são de "conhecimento público". Para aqueles interessados em uma análise mais detalhada sobre as relações entre política e história judia, aconselho o livro de Biale (1986). Para uma introdução geral à história do judaísmo, ver Sorj (2009). A principal versão contemporânea da história judia foi escrita por Baron (1952-1983).

Geopolitics and culture: the trajectory of Israel

Neste artigo enfatizaremos uma dimensão pouco tratada na análise social, a importância da geopolítica na constituição de padrões culturais. Argumentamos que, no caso do judaísmo, a interação entre cultura e geopolítica foi determinante na composição e transformações de uma chave interpretativa que passou a ser utilizada por quase dois milênios na autocompreensão da experiência histórica das comunidades judias. Esta interpretação da história judaica, porém, sofre profundas transformações com a chegada dos tempos modernos e, mais recentemente, com a criação do Estado de Israel.

Judaísmo; Geopolítica; Bíblia; Israel; Identidade


Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis, 19 806-900 - Assis - São Paulo - Brasil, Tel: (55 18) 3302-5861, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP, Campus de Franca, 14409-160 - Franca - São Paulo - Brasil, Tel: (55 16) 3706-8700 - Assis/Franca - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@unesp.br