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INDUSTRIALIZAÇÃO ENQUANTO PROGRESSO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL, 1972-2012

Industrialization through progress in Brazilian History textbooks, 1972-2012

RESUMO

As representações presentes nos livros didáticos são um dos elementos que informam a consciência histórica produzida em uma sociedade moderna. O objetivo desta pesquisa é entender as representações de industrialização e como elas estão associadas à ideia de progresso nos livros didáticos de história do Brasil voltados para o Ensino Médio e publicados entre 1972 e 2012. Da análise de 88 livros, depreende-se, inicialmente, que a história da representação de progresso pode ser apresentada como a “redenção nacional”. Posteriormente, o discurso de progresso é deslocado para a desigualdade social e, apenas no século XXI, a desigualdade ambiental começa a ser problematizada. Todavia, a persistência de uma representação da industrialização como progresso continua a fazer parte da narrativa escolar da história do Brasil.

Palavras-chave:
Livros didáticos; Ensino de história; Progresso; Industrialização; Meio ambiente

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