RESUMO
Neste artigo, apresento a ideia de que a História no Ensino Médio não é ensinável. Para sustentá-la, argumento que: 1) os acontecimentos históricos não são passíveis de ensinamento porque a res gestae é de natureza informativa e explicativa; 2) ensino pressupõe a apropriação de um conhecimento adaptável a outras circunstâncias, tempos e espaços, o que é impertinente no caso da História, dada a irrepetibilidade dos seus fenômenos. Para ilustrar meu argumento, analiso as expressões “consciência histórica”, do historiador Jörn Rüsen, e “pensar historicamente”, do autor de livro didático Mario Schmidt. A partir dessa análise, sustento que o que frequentemente denominamos ensino de História se traduz, em linhas gerais, a ensinamentos ético-morais e de elementos das teorias historiográficas. E, por fim, faço uma diferenciação entre ensino e aprendizagem, concluindo que, embora a História não seja “matéria” ensinável, podemos aprender muito com ela.
Palavras-chave
Ensino de História; funções da História; aprendizado histórico